Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
EDUCAÇÃO

Notícias

Meio Ambiente
Ascom
Conhecimentos passados em congresso vão ajudar o trabalho do IMA no dia a dia

15 de Março de 2016

IMA presente no congresso sobre Reservas da Biosfera

Países se reúnem no Peru para desenvolver Plano de Ação para o período 2016-2025 das áreas reconhecidas pela Unesco

Pessoas de vários países participam, desde a última segunda-feira (14), em Lima, no Peru, do 4º Congresso Mundial de Reservas da Biosfera. Os representantes irão desenvolver e lançar um novo Plano de Ação para as Reservas da Biosfera referente ao período 2016/2025. A programação irá até a quinta-feira (17).

Em Lima, o Brasil será representado por integrantes de quatro reservas brasileiras (Amazônia Central, Mata Atlântica, Serra do Espinhaço e Cinturão Verde de São Paulo), entre eles Afrânio Menezes, colaborador do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e vice-presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA).

Realizado a cada dez anos aproximadamente (o anterior foi em 2008), o congresso foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru e pelo programa O Homem e a Biosfera (MAB) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A ideia é tratar de questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

“Serão abordados temas que tratam a educação como instrumento indispensável ao desenvolvimento sustentável, à viabilidade econômica dos sistemas de conservação da natureza, à biodiversidade e à proteção e uso sustentável dos recursos naturais”, explicou Afrânio Menezes.

Na ocasião, ele irá discutir sobre a Gestão dos Recursos Naturais na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e apresentará uma exposição de produtos artesanais certificados com o selo sócio-ambiental e produzidos com matéria prima oriunda da mata atlântica alagoana, como fibras de ouricuri e de taboa, bagaço de cana de açúcar e cipó titara.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), existem atualmente 651 Reservas de Biosfera (RB) em 120 países. Somente no Brasil, há sete RBs com aproximadamente, 1,6 milhão de quilômetros quadrados, ou 18,9% do território nacional. Todas elas possuem áreas protegidas, como zonas centrais das reservas.

Elayne Pontual
Agência Alagoas

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5