Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
EDUCAÇÃO

Notícias

Cidade
Márcio Ferreira
Governador Renan Filho e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) ao lançar, nesta terça-feira (4), o programa Vida Nova nas Grotas

05 de Julho de 2017

Obras vão beneficiar 76 grotas de Maceió

Renan Filho cria comissão para acompanhar projetos do 'Pequenas Obras, Grandes Mudanças'

O governador Renan Filho e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) lançaram, na manhã da terça-feira (4 de julhp), no Palácio República dos Palmares, o programa Vida Nova nas Grotas. A iniciativa expande as ações do Pequenas Obras, Grandes Mudanças e eleva os investimentos em mobilidade urbana, inclusão social e geração de emprego e renda em todas as 76 comunidades existentes em Maceió.

Renan Filho recordou que 24 grotas já foram beneficiadas pelo Pequenas Obras, Grandes Mudanças, com investimentos da ordem de R$ 15 milhões. De acordo com ele, o Governo do Estado vai aplicar um aporte financeiro do mesmo valor no Vida Nova nas Grotas, que beneficiará 40 comunidades até o final de 2017 e mais 36 no próximo ano, atendendo os mais de 250 mil moradores dessas localidades.

“Nós lançamos o Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que terminou crescendo pela sua magnitude. Hoje, com a parceria da ONU, nós vamos aumentar o escopo do programa, dar-lhe um caráter mais social, aproximá-lo de quem mais precisa, fazer as intervenções básicas nas comunidades. São obras muito importantes, afinal de contas o cidadão precisa ter acesso ao que a cidade lhe oferece: sair pra trabalhar, voltar no final do dia para casa, levar seu filho à escola, ir ao médico. Tudo isso reunido cria um programa muito mais amplo que o é o Vida Nova nas Grotas em parceria com a ONU”, declarou Renan Filho.

Durante a solenidade realizada no Salão de Despachos, ele assinou o decreto que designa a Comissão Especial para acompanhamento dos projetos que são objetos do Acordo de Contribuição, celebrado entre o Escritório Regional para América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para Habitação e Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Estado de Alagoas.

A solenidade contou com a presença de secretários estaduais e dos representantes da ONU-Habitat: Alain Grimard e Rayne Ferretti Moraes. Eles anunciaram que a Organização vai instalar um escritório em Alagoas e, para isso, foi lançado no site onuhabitat.org o edital para a contratação de três profissionais.

“Como nossa sede fica na cidade do Rio de Janeiro, a gente precisa estabelecer um núcleo aqui. Por isso, estamos abrindo um escritório inicialmente com três pessoas: um coordenador de programa, um analista de programa e um assistente de programa. Eles serão orientados pela supervisão nacional e também por meio de nossos especialistas instalados na África, em Nairóbi. Todo o projeto vai ter esse componente de maneira transversal, em conjunto com os servidores. Um dia a gente vai embora e esse conhecimento fica”, afirmou Rayne Ferretti.

Ela explica que o Vida Nova nas Grotas é um programa integral, que possui uma visão holística e abrangente sobre os principais assuntos que afetam os moradores das comunidades beneficiadas. O programa possui dois eixos centrais de atuação.

O primeiro deles é a produção de dados e informações. Os técnicos vão trabalhar os índices de prosperidade da ONU-Habitat, focado, dentre outras dimensões, em inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura, legislação e governança.

“O segundo eixo de atuação é o trabalho nas grotas. Vamos fazer um mapa rápido participativo, o levantamento dessas informações e a produção de diagnóstico e de análises de todas as grotas de Maceió. Temos ainda o componente de espaços públicos e prevenção à violência, olhando esses espaços como locais de convivência e de inclusão social. Há, ainda, o tema de desenvolvimento econômico local, inclusão produtiva, estratégias para finanças sustentáveis e a capacitação de servidores”, complementou.

IMPORTÂNCIA

O governador Renan Filho ressaltou a importância do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que deu a partida para o Vida Nova nas Grotas lançado nesta terça-feira. Ele lembrou que o programa inicial, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), construiu 8,5 km de escadarias, mais de 13 mil metros lineares de corrimão e cerca de 14 mil metros quadrados de calçadas e espaços para convivência.

“Esse é um programa permanente, que vai chegar a todas as 76 comunidades de Maceió”, afirmou o governador, acrescentando que, após consolidar a iniciativa na capital, vai interiorizar o Vida Nova nas Grotas pelos municípios alagoanos.

“Vemos aqui em Alagoas, no governador e nos secretários, vontade de mudar as coisas, de atingir o desenvolvimento sustentável. Queremos apoiar essa iniciativa de acesso às grotas e também dar mais dignidade e direito à cidadania”, acrescentou o oficial internacional sênior da ONU-Habitat, Alain Grimard.

Link para as vagas: http://nacoesunidas.org/vagas/brasil/

Severino Carvalho
Agência Alagoas

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5