Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
EDUCAÇÃO

Notícias

Cultura
Ascom/Imprensa Oficial
Autores e ilustradores da Coleção Coco de Roda

15 de Agosto de 2017

Imprensa Oficial realiza pré-lançamento de livros infantis

Evento apresentou também nova edição do livro ‘O Mundo do Menino Impossível’, do poeta Jorge de Lima

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos realizou, na manhã da segunda-feira (14/8), no auditório da empresa, versão inédita de ‘O Mundo do Menino Impossível’, do poeta alagoano Jorge de Lima. Em um movimentado café da manhã, com a presença da imprensa e convidados, os autores e ilustradores da atual safra da coleção – escolhidos por edital público – falaram sobre suas criações.

“Esperamos que a Imprensa Oficial Graciliano Ramos mantenha os editais da Coco de Roda, que é um projeto muito importante para toda a literatura alagoana, não somente no circuito dos grandes autores, disse o escritor Guilherme de Miranda Ramos, autor de um dos livros da série: ‘Estrela Raivosa’.

Marcos Kummer, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, relembra que, com os novos títulos, a coleção Coco de Roda atinge um total de 26 publicações. O edital de seleção dos autores e ilustradores da coleção ocorre de dois em dois anos, sendo um dos lançamentos mais esperados da Bienal do Livro de Alagoas.

Segundo o executivo, a publicação dos livros infantis tem como objetivo despertar o gosto pela leitura entre as crianças e ainda fomentar o mercado literário infantil alagoano, revelando novos talentos.

“A coleção foi criada com espírito inovador, e o resultado é o melhor possível. Estamos orgulhosos por apresentar uma das melhores safras que já tivemos da coleção Coco de Roda, que é um de nossos produtos mais populares, tanto em vendas diretas como na adoção de escolas públicas e privadas”, afirmou Kummer.

Nesta edição, a Coco de Roda traz cinco obras inéditas:’Uma amizade além do tempo’, escrito por Marília Matsumoto e ilustrado por Ivan Ramos; ‘Silvana, a baleia beluga’, de Maryana Damasceno, com ilustrações de Daniel Aubert; ‘O colar de pérolas de Cecília’, de Fabiana Freitas, com ilustrações de Jean Carlos; ‘Estrela raivosa’, de Guilherme Miranda Ramos, com ilustrações de Cristiano Suarez; e ‘Zé Muquém pegou o trem’, de Luiz Antonio Caldas Filho, com ilustrações de Pedro Lucena.

O lançamento oficial dos livros será realizado durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, programada de 29 de setembro a 8 de outubro.

Menino Impossível

Outro destaque apresentado durante o encontro foi o livro ‘O Mundo do Menino Impossível’, uma edição inédita do mais importante poema do poeta Jorge de Lima, todo ilustrado e editado de forma a conquistar o público infantil.

A primeira edição de ‘O Mundo do Menino Impossível’ foi publicada em 1927, numa pequena tiragem de 300 cópias numeradas, ilustradas pelo próprio autor, colorizadas pelo seu irmão Hildebrando de Lima, também escritor. A reedição do poema pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos traz novas ilustrações assinadas pela designer Chris K.

O lançamento oficial de ‘O Mundo do Menino Impossível’ será realizado no dia 24 de agosto, na Casa Jorge de Lima, na praça Sinimbu, hoje sede da Academia Alagoana de Letras (AAL). Na ocasião, a Imprensa Oficial e a Academia vão celebrar o convênio para a recuperação da antiga sede da AAL. O antigo casarão abrigou o grupo Escolar Pedro II, na praça Deodoro, que será transformado em uma livraria, com espaço de convivência.

“Com esta iniciativa queremos revitalizar um dos prédios centenários do Centro de Maceió, que hoje pertence à Academia, e trazer de volta a vida literária e artística da praça Deodoro, onde já temos grandes equipamentos culturais como o Teatro Deodoro e seu complexo. Bem como, nos 200 anos de emancipação política de Alagoas, permitir que a Academia Alagoana possa ter investimentos necessários para que mantenha sua importância vital como a maior casa de literatura em um estado que produziu gênios no romance, na poesia e na prosa da vida literária brasileira”, completou Kummer.

Mário Lima
Agência Alagoas

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5