Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
DETRAN RESPEITAR

Notícias

Alagoas
Divulgação
Renan Filho lançou, na manhã do último sábado (10), o Programa Ronda no Bairro na orla marítima de Maceió

12 de Março de 2018

Ronda no Bairro se instala na orla de Maceió

Ao chegar ao Benedito Bentes, Programa terá investimento mensal de aproximadamente R $ 1 milhão

O governador Renan Filho lançou, na manhã do último sábado (10), o Programa Ronda no Bairro na orla marítima de Maceió. A solenidade foi realizada na Praça Multieventos, praia de Pajuçara, e reuniu secretários de Estado e diversas outras autoridades.

Renan Filho revelou que quando a nova estratégia de Segurança Pública chegar ao Benedito Bentes, após instalação e consolidação do Programa no Jacintinho e na orla de Maceió, o Ronda no Bairro terá um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão por mês.

“Trata-se de um investimento substancial. São recursos aplicados em incremento salarial, contratação de pessoas e de agentes de proximidade. Essa é a demonstração de que a Segurança Pública é prioridade para nós. Vamos seguir investindo para melhorar a vida das pessoas, promovendo a paz e elevando a sensação de segurança dos alagoanos”, declarou o governador, acrescentando que a ideia, mais adiante, é estender o Programa ao interior do Estado.

O Ronda no Bairro vai atuar na orla marítima de Maceió, no trecho compreendido entre o Memorial à República, no Jaraguá, até Jacarecica. São 22 patrulhas formadas por trios, num total de 66 policiais e agentes de proximidade por turno. Eles foram distribuídos em perímetros delimitados, de acordo com o planejamento operacional definido para os 12 km de cobertura do Programa.

“Vamos agora, com o lançamento aqui na orla, consolidá-lo, porque política pública precisa ser lançada, consolidada e ampliada. Nós fizemos isso no Jacintinho, onde o Ronda no Bairro já apresenta bons resultados. Agora, vamos consolidá-lo aqui para levá-lo ao Benedito Bentes, um bairro muito populoso e com um forte comércio”, detalhou o governador.

Na orla, terão cobertura do Ronda no Bairro as áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. O Programa do Governo de Alagoas está sob a responsabilidade das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Segurança Pública (SSP), Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

O modelo de polícia de proximidade já foi adotado em Nova York, Los Angeles e no Rio de Janeiro, onde o governador esteve e conheceu de perto o Programa, que lá é denominado de “Operação Segurança Presente”. O idealizador e responsável pela instalação no Rio de Janeiro, coronel Felipe Gonçalves, participou da solenidade de lançamento do Ronda no Bairro na orla de Maceió.

“Eu gostaria de parabenizar o governador Renan Filho pela coragem de trazer o que ele viu de inovação, porque o Programa Segurança Presente, tal qual o Ronda no Bairro, é a maior inovação em Segurança Pública do Brasil. Então, ele foi ao Rio, conheceu o Programa, adaptou e aprimorou a experiência para Alagoas, já aplicada em outras polícias do mundo, como em Nova York, Los Angeles e na Inglaterra”, afirmou o coronel.

De acordo com ele, o Programa tem dois anos de atuação no Rio de Janeiro e já está consolidado em seis cidades do Estado. “Temos 1200 policiais por dia nas ruas e é um programa muito importante que o Governo do Estado e a população não abrem mão, em hipótese nenhum”, enfatizou.

MAIS SEGURO

De férias em Maceió, o casal André Damasceno e Giovanna Dias, procedente de São Paulo, aprovou a iniciativa do Governo de Alagoas.

“A gente precisa bastante dessa proximidade, dessa segurança sem agressividade, porque já estamos cheios de corrupção, de agressão, de violência e precisamos de mais humanidade”, disse ela.

“É a segunda vez que venho pra cá. A gente se sentiu mais seguro aqui e, por isso, voltamos”, atestou ele.

O coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, destacou que foi graças ao ajuste fiscal implementado pelo Governo do Estado que a Segurança Pública pôde contar com mais um aliado na prevenção à violência.

"O principal diferencial do Programa é a presença do agente de segurança próximo da população, além da equipe de articulação e mobilização social, que ajuda a identificar e articular a comunidade para novamente ocupar as praças, os ambientes de convivência mútua com segurança e qualidade", afirmou Maxwell Santos.

Em seu discurso, o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Lima Júnior, pediu dedicação aos policiais que vão atuar na nova etapa no Ronda no Bairro na Orla de Maceió.

"Jamais iríamos alcançar o sucesso do Programa no Jacintinho sem a integração. Depois do homicídio, o crime que mais incomoda a sociedade é o roubo e o furto. Graças a parcerias com outras Secretarias, conseguimos ótimos resultados. Temos uma mudança gigantesca na face da Segurança Pública, graças aos investimentos realizados, que resgatam a dignidade do policial e atendem às demandas da sociedade", avaliou o coronel.

SOLENIDADE

Participaram, também, da solenidade, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões; da Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt; da Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; da Infraestrutura, Humberto Carvalho; do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; o presidente do Alagoas Ativos, Hélder Lima; do Detran, Antônio Carlos Gouveia; e do AL Previdência, Horácio Rafael; além do delegado-geral de Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Adriano Amaral; e da Polícia Militar, Marcos Sampaio.

Prestigiaram, ainda, o evento o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), coronel Nilton Diniz; o coordenador operacional da Operação Segurança Presente no Rio de Janeiro, capitão Hugo Caque; a deputada federal Rosinha da Adefal e estaduais Ronaldo Medeiros, Galba Novaes, Isnaldo Bulhões, Carimbão Júnior e Marcos Barbosa, além dos vereadores por Maceió: Silvano Barbosa, Sílvio Camelo, Ana Hora, Galba Neto e Vítor Canuto, este por Chã Preta.

Severino Carvalho
Agência Alagoas

Galeria de imagens

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5