Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
RESULTADO

Notícias

Cidade
Fotos: Márcio Ferreira
Os 10km de via serão uma alternativa viária à Avenida Fernandes Lima, proporcionando maior fluidez ao tráfego entre os bairros do Farol e Gruta de Lourdes

08 de Maio de 2018

Eixo Viário Quartel é inaugurado pelo Governo do Estado

Via que leva o nome do deputado Oscar Fontes será aberta para o tráfego a partir deste domingo (6)

O Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima (Eixo Quartel) foi inaugurado, na manhã de sábado (5/5), pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral. Os 10 quilômetros de extensão funcionam como alternativa viária à Avenida Fernandes Lima, proporcionando maior fluidez ao tráfego entre os bairros do Farol e Gruta de Lourdes.

Executada pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a obra recebeu investimento total de R$ 17 milhões, recursos do Tesouro Estadual. A via estará aberta para o tráfego a partir deste domingo (6).

Segundo o governador, só sabe o que é a Fernandes Lima quem trafega pela avenida todos os dias. Segundo ele, o Eixo Quartel se estabelece como uma alternativa ao trânsito caótico da principal via que conecta as partes alta e baixa de Maceió.

"Esse é um investimento muito importante, porque garante maior mobilidade urbana na capital, uma das principais necessidades do cidadão moderno, que, a cada dia, quer perder menos tempo no trânsito para ter mais tempo em casa, com a sua família, e ser mais produtivo no trabalho. Nos próximos meses também vamos entregar o Eixo Cepa, que vai funcionar da mesma forma do outro lado da Avenida Fernandes Lima", declarou Renan Filho.

O governador recordou que o Eixo Viário Quartel recebeu o nome do deputado estadual Oscar Fontes Lima em homenagem ao parlamentar alagoano, falecido em 2014, e que ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa por três mandatos consecutivos (1986 a 1994). A sugestão para a homenagem partiu do deputado estadual Sérgio Toledo. Familiares do homenageado compareceram à cerimônia.

"Meu pai plantou a semente do bem e vai ficar eternizado em Alagoas por meio do seu trabalho e desta importante obra. Eu fiz questão de trazer meu filho de oito anos, Oscar Neto, para descerrar a placa. É a terceira geração que trago para ver o quanto o avô foi importante para Alagoas", comentou Oscar Filho.

Há 55 anos, a Fernandes Lima permanece como o principal corredor de transportes da capital e detém o maior fluxo de veículos. Atualmente, trafegam pela avenida mais de 50% de toda a frota de ônibus urbanos de Maceió.

O Eixo Quartel – assim conhecido por cortar a área desapropriada do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) – tem características de um binário: vias paralelas de mão única e sentido contrário, conectando o bairro do Farol a Gruta de Lourdes. O percurso tem início da Rua Marieta Lages, na entrada da Super Pizza, e segue até a rua Abelardo Pontes Lima, por trás da Algás, nas proximidades do Walmart, antigo Hiper Bompreço.

Das 34 ruas que integram o Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima, 31 já existiam e foram totalmente recapeadas e sinalizadas. Outros três novos trechos foram implantados e formam a Avenida Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, assim denominada por meio de decreto governamental. O trajeto corta o Hospital do Açúcar, cuja área também foi desapropriada pelo Estado.

O Eixo Viário Quartel conta, ainda, com o Parque Linear Dona Rosa da Fonseca, uma área arborizada de, aproximadamente, 600 metros, dotada de equipamentos urbanos, iluminação pública e estacionamento, que favorecem o convívio social e a promoção do lazer e das práticas esportivas. Após a entrada em operação, o Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima fica sob a responsabilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que orientará condutores e pedestres sobre o trajeto.

O secretário de Mosart Amaral lembrou que o Eixo Quartel é uma aspiração antiga da população. "Pensamos nas pessoas que moram no entorno. O Parque Linear, que foi implantado, estava lotado de pessoas que já o utilizavam antes mesmo da inauguração. Esse equipamento serviu para humanizar ainda mais essa importante obra", afirmou o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano.

Prestigiaram a solenidade, deputados, vereadores, secretários de Estado, diretores de órgãos da administração indireta, lideranças comunitárias, dentre outras autoridades.

Severino Carvalho
Agência Alagoas

Galeria de imagens

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5