Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
vacinação NOVO

Notícias

Efemérides
Divulgação
Pedro Onofre

07 de Julho de 2018

Morre o jornalista e teatrólogo Pedro Onofre

Um dos ativistas culturais mais respeitados de Alagoas faleceu vítima de uma parada cardiorrespiratória

Morreu na noite da última quarta-feira (4/7), vítima de uma parada cardiorrespiratória, o advogado, jornalista, teatrólogo, dramaturgo, cineasta, escritor, poeta, músico e ativista cultural alagoano Pedro Onofre Seixas de Araújo, que estava com 82 anos.

O sepultamento aconteceu na quinta-feira (5/7), às 16 horas, no Campo Santo Parque das Flores, onde o corpo está sendo velado.

Natural de Maceió, nascido em 27 de junho de 1936, Pedro Onofre circulou por várias áreas e é o fundador da Academia Maceioense de Letras (1955), sendo também o primeiro diretor do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa/AL).

Também coordenou diversos projetos culturais no estado e foi presidente da Fundação Teatro Deodoro e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Entre o seu legado, também está a fundação da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, no Recife; e a fundação do Teatro Cultura do Nordeste, em 1959.

Como reconhecimento por sua contribuição para a cultura e as artes, ele recebeu diversas comendas, como a Jorge de Lima - concedida pelo Governo de Alagoas - e a Graciliano Ramos - conferida pela Câmara Municipal de Maceió. Foi ainda agraciado com a Comenda Esperidião Rodrigues, em Arapiraca.

Redação Gazetaweb com Ascom

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5