Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
RESULTADO

Notícias

Educação
Divulgação
Sessão solene de abertura foi no Centro Cultural

23 de Julho de 2018

Alagoas sedia a 70ª Reunião Anual da SBPC

Evento é aberto ao público e oferece várias palestras, cursos e manifestações culturais

Em sessão solene, foi aberta na noite do último domingo, 22/07, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Participaram da solenidade, entre outras autoridades, o governador do Estado, Renan Filho (PMDB), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) e a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professora Valéria Correia.

O evento é aberto ao público e oferece várias palestras. As programações poderão ser assistidas gratuitamente pelos visitantes, sem a necessidade de inscrição. A inscrição somente será necessária para quem quiser frequentar minicurso (vagas limitadas) ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento. Além disso, estão previstas manifestações culturais e artísticas durante o evento.

PALESTRA

SBPC Cultural promove diálogo entre tradição popular e saberes científicos

A programação da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contará com várias atividades que acontecerão ao longo dos dias 22 a 28 de julho. A SBPC Cultural, que ocorre dentro do evento geral, prevê em sua programação mesas redondas com debates, apresentações culturais e artísticas, exibição de curtas e shows. As atividades da SBPC Cultural ocorrerão no Campus A.C Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no bloco da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA). Também estão previstas programações na Praça Sinimbu.

Os eventos da SBPC Cultural no campus servirão para apresentar manifestações culturais e artísticas brasileiras aos participantes. Valores artísticos locais alagoanos também terão um enfoque, como guerreiro e coco de roda.

O coordenador, Marcelo Gianini, fala do privilégio que é uma universidade pública em Alagoas ter o papel de organizadora desse eventol. “A Ufal ter o privilégio de receber a 70ª Reunião Anual da SBPC já é um acontecimento inigualável para o Estado. É de uma suma relevância que mostra a importância da universidade pública no país”, ressaltou.

O professor ainda fala sobre a programação do SBPC Cultural e valoriza as mesas redondas que terá debates sobre arte, cultura e ciência. “Nós tentamos fazer com que as linguagens artísticas conversassem entre si e com a tradição e a ciência, conseguissem fazer esse link entre os saberes da tradição popular com os saberes científicos”, explicou. E completa: “Poderemos fazer oficinas, assistir aulas-espetáculos, mesas redondas, mesas que discutem a arte produzida em Alagoas em diálogo com a arte produzida no mundo, que é o que mais interessa à Universidade”.

PROGRAMAÇÃO GERAL

A programação final está disponível no site oficial da SBPC, na internet. Mais informações no site http://ra.sbpcnet.org.br/maceio.

Sessão de Pôsteres – mapa / Nº do Pôster

SBPC Inovação

SBPC Afro e Indígena (Inscrições e programação)

SBPC Cultural

SBPC Educação (19 a 21 de julho)

SBPC Jovem

ExpoT&C

Dia da Família na Ciência (dia 28, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00, nos pavilhões da ExpoT&C e SBPC Jovem)

Mapa do campus

Grade de horários

Programação de palestras no pavilhão do MCTIC

Informações gerais:

1) Credenciamento

a) Local de credenciamento, novas inscrições e matrículas em minicursos (vagas remanescentes)

O atendimento ocorrerá na Secretaria da SBPC localizada no hall da Reitoria.

b) Datas e horários de atendimento

22/07, domingo, das 10h às 16h

23/07, segunda-feira, das 07h às 16h

24/07, terça-feira, das 10h às 16h

25/07, quarta-feira, das 10h às 16h

26/07, quinta-feira, das 10h às 16h

27/07, sexta-feira, das 10h às 14h

28/07, sábado – não haverá atendimento

2) Mapa do campus / Mapa da região

3) A programação da 70ª Reunião Anual ocorrerá no campus A.C.Simões da UFAL em Maceió. A SBPC Educação ocorrerá nos campi da UFAL em Maceió, em Arapiraca e Delmiro Gouveia, de 19 a 21 de julho.

4) Comunicados importantes: Divulgação aos Inscritos e aos Apresentadores de pôsteres.

5) As vagas remanescentes de minicursos serão ofertadas para matrículas presenciais na Secretaria de credenciamento. Consulte a Normas de Minicursos / Lista de Minicursos

Programação Científica

Programação geral

A programação final está disponível.

Mapa do campus

Grade de horários

A Programação Científica foi organizada pela SBPC, após análise e aprovação pela Comissão Científica (composta por diretores da Sociedade, representantes da instituição sede do evento e pesquisadores de várias áreas do conhecimento, indicados pela Diretoria da SBPC), a partir de propostas apresentadas pela SBPC, pela CEL e Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC. Participam dessas atividades pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil.

As Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC serão responsáveis pelo custeio de passagens e hospedagens dos palestrantes das atividades que propuseram e que foram aprovadas pela Comissão Científica.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

SBPC INOVAÇÃO

SBPC AFRO E INDÍGENA

SBPC EDUCAÇÃO

SBPC CULTURAL

SESSÃO DE PÔSTERES E JNIC

SBPC JOVEM

EXPOT&C

DIA DA FAMÍLIA NA CIÊNCIA

Participe! Assista as Conferências, Mesas-redondas, Encontros, Sessões de Pôsteres, SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Cultural, SBPC Educação, SBPC Jovem, ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência.

Acompanhe nas redes sociais @SBPCnet no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram e fique por dentro das novidades.

Curta, comente e compartilhe!

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5