Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
sífilis

Notícias

Política
Reprodução Facebook
Renan Filho em campanha para o governo de Alagoas

24 de Setembro de 2018

Renan Filho lidera disputa pelo governo com 65%

Segundo o Ibope, para o Senado, Renan Calheiros lidera com 39% dos votos

Assim como em Sergipe, a disputa para governo e para o Senado são lideradas por pai e filho. Para o governo do estado, Renan Filho (MDB) aparece na última pesquisa do Ibope com 65% das intenções de voto. O segundo colocado, Josan Leite (PSL), tem 5% das intenções.

Ainda de acordo com a pesquisa, que tem margem de erro de 3% para mais e para menos, Basile (PSOL) aparece com 3%, e Melquezedeque Farias (PCO) está com 2%. Brancos e nulos somam 18%, e não souberam ou não quiseram responder 8%. A pesquisa não traz o nome de Fernando Collor (PTC) porque ele desistiu da disputa. Também não consta o nome de Pinto de Luna (PROS) porque a candidatura dele só foi protocolada após o registro da pesquisa.

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.No levantamento anterior, feito de 13 a 15 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Renan Filho (MDB): 46%; Fernando Collor (PTC): 22%; Josan Leite (PSL): 2%; Basile (PSOL): 1%; Melquezedeque Farias (PCO): 0%; Branco/nulo: 22%; Não sabe: 7%.

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Renan Filho (MDB): 38%

Josan Leite (PSL): 1%

Basile (PSOL): 0%

Melquezedeque Farias (PCO): -

Branco/nulo: 18%

Não sabe/não respondeu: 33%

REJEIÇÃO

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:

Basile (PSOL): 34%

Josan Leite (PSL): 33%

Melquezedeque Farias (PCO): 31%

Renan Filho (MDB): 19%

Poderia votar em todos (resposta espontânea): 3%

Não sabem ou preferem não opinar: 17%

CORRIDA PARA O SENADO

Para o Senado, Renan Calheiros (MDB) aparece na liderança com 39%, empatado tecnicamente com Rodrigo Cunha (PSDB), com 37%. Confira os números:

Renan (MDB): 39%

Rodrigo Cunha (PSDB): 37%

Benedito de Lira (PP): 23%

Mauricio Quintella (PR): 18%

Sergio Cabral (PATRI): 5%

Prof. Cícero Albuquerque (PSOL): 4%

Flavio Moreno (PSL): 4%

Flávia Melo (PCO): 4%

Osvaldo Maciel (PCB): 1%

Branco/ Nulo - Vaga 1: 11%

Branco/ Nulo - Vaga 2: 34%

Não sabe/Não respondeu: 20%

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

No levantamento anterior, feito entre os dias 13 e 15 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Renan (MDB): 33%; Benedito de Lira (PP): 25%; Rodrigo Cunha (PSDB): 19%; Mauricio Quintella (PR): 18%; Sergio Cabral (PATRI): 10%; Prof. Cícero Albuquerque (PSOL): 7%; Flavio Moreno (PSL): 5%; Flávia Melo (PCO): 4%; Osvaldo Maciel (PCB): 2%; Branco/ Nulo - Vaga 1: 22%; Branco/ Nulo - Vaga 2: 33%; Não sabe: 22%.

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Rodrigo Cunha (PSDB): 20%

Renan (MDB): 15%

Benedito de Lira (PP): 9%

Mauricio Quintella (PR): 5%

Prof. Cícero Albuquerque (PSOL): 1%

Flavio Moreno (PSL): 1%

Flávia Melo (PCO): 0%

Sergio Cabral (PATRI): 0%

Osvaldo Maciel (PCB): -

Branco/ Nulo: 27%

Não sabem ou preferem não opinar: 53%

Foram entrevistados 812 eleitores entre os dias 17 e 19 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5