Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
RONDA

Notícias

Alagoas
Márcio Ferreira
Anúncio foi comemorado no ritmo do frevo, do samba e do maracatu, batuques e acordes executados pelos blocos e outras agremiações que lotaram o Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

13 de Fevereiro de 2019

Governo garante recursos para Carnaval em Alagoas

Anuncio de mais de meio milhão de reais para os blocos e escolas de samba foi feito pelo governador

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Cultura, Paulo Poeta, oficializaram, nesta terça-feira (12), o apoio às prévias e aos festejos carnavalescos em Alagoas. O anúncio foi comemorado no ritmo do frevo, do samba e do maracatu, batuques e acordes executados pelos blocos e outras agremiações que lotaram o Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

O patrocínio às prévias em Maceió e o apoio financeiro aos blocos carnavalescos em todo o território alagoano - por meio de edital que será lançado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Estado - totalizam R$ 530 mil. “Todo mundo que tem um bloco de Carnaval, no seu bairro, na sua cidade, na sua comunidade, vai poder concorrer ao edital para que a Secretaria de Cultura do Estado auxilie esses grupos a ganharem as ruas neste Carnaval. Isso democratiza o acesso aos recursos públicos e de maneira transparente”, afirmou o governador.

O secretário Paulo Poeta explicou que o apoio do Governo do Estado está dividido entre o incentivo às prévias na capital - cujo ponto alto acontece com o desfile do bloco Pinto da Madrugada no dia 23 de fevereiro – e o edital destinado aos blocos que vão desfilar exclusivamente durante o Carnaval.

Márcio Ferreira

“A chamada pública vai contemplar 50 blocos em todo o estado. Isso é importante porque a gente não deve concentrar o Carnaval só nas prévias, porque os alagoanos ficam em Alagoas, os maceioenses ficam em Maceió e só uma parte, mais aquinhoada, é que busca outros carnavais, mas o grosso da nossa população está aqui e ela merece e deve participar do Carnaval”, justificou Paulo Poeta, destacando que a festa mais popular do país movimenta a economia, gera trabalho e renda.

Das mãos dos organizadores das agremiações carnavalescas, Renan Filho recebeu um troféu, um certificado e o kit do bloco Pinto da Madrugada. “Alagoas é o Estado da Federação que mais tem manifestações culturais vivas e a gente não pode deixá-las morrer. Essa iniciativa (o apoio do Governo do Estado) é muito importante. Quero, em nome da nova geração do Pinto da Madrugada e dos seus fundadores, dizer que estamos muito felizes e agradecidos”, declarou o diretor do bloco, Hermann Braga.

O presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, afirmou que sem o apoio do Governo do Estado não seria possível realizar os eventos carnavalescos abertos ao público, somente os privados. “Esse apoio é fundamental para que a gente consiga levar a todos os foliões do estado a alegria do Carnaval. Essa visão democrática do Governo em apoiar todos os eventos da prévia e durante o Carnaval é que nos fortalece e nos incentiva, cada vez mais, a seguir no caminho da alegria, da folia, mantendo as tradições”, declarou Dinho Lopes.

Severino Carvalho
Agência Alagoas

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5