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Carla Cleto
É importante se hidratar durante os dias de folia

06 de Março de 2019

Nutricionista dá dicas para alimentação no Carnaval

Folia deve ser encarada como um exercício físico prolongado, por isso é importante estar bem alimentado e hidratado

Seja em bloquinhos de rua e trios elétricos, nas passarelas, no frevo ou no maracatu, o carnaval já começou para mais um ano de folia. Para estar com o pique elevado e aproveitar o período de festas, manter a energia e o corpo saudável é essencial. Contudo, apesar de ser um momento de descontração, um descuido, principalmente com a alimentação, pode acabar com a folia momesca. Para não cair na armadilha da má alimentação e ter de interromper a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação e até uma ressaca, algumas recomendações simples podem ajudar.

Alimentação leve deve ser priorizada durante os dias de folia (Foto: Carla Cleto)

Nesta época, os foliões perdem bastante líquido e gastam muita energia por causa das altas temperaturas e da movimentação, tanto em bailes, avenidas, quanto no sobe e desce das ladeiras. Por conta disso, a regra básica da coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Geral do Estado (HGE), Caroline Braga, é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, isotônicos, água de coco e mineral, pois, além de o folião ingerir líquidos, estará suprindo a carência de minerais. A preferência é pelos sucos no lugar dos refrigerantes e cervejas.

De acordo com ela, o folião deve consumir pelo menos um alimento a cada três horas de folia, dando preferência às variedades de frutas ricas em vitamina C, como limão, kiwi, laranja, acerola e goiaba, que, por serem antioxidantes, protegem as células dos radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento celular e o aparecimento de câncer. Aos foliões que forem sair em blocos de rua pelo dia, Braga aconselha que eles levem uma garrafinha com isotônico natural para ir tomando durante todo o percurso, evitando, assim, a desidratação.

Se optar por lanches rápidos é preferível escolher sanduíches naturais (Foto: Carla Cleto)

“Já para os que forem levar o próprio lanche, tenham atenção à perecibilidade, pois, nesse calor, os alimentos se estragam muito mais rápido. Caso optem por comprar no local da folia, é preciso muita atenção aos que têm uma boa procedência. Cuidado com as gorduras e as frituras, em especial com o queijo coalho e os churrasquinhos, visto que, se mal passados, eles podem ter microrganismos patogênicos que são prejudiciais à saúde”, recomendou.

Outra dica da coordenadora do setor de Nutrição do HGE é que, ao final da festa, os foliões priorizem as refeições leves, a exemplo dos carboidratos complexos (integrais) e proteínas (magras), evitando petiscos gordurosos e frituras, dando preferência aos salgados assados, castanhas e amendoins sem sal. “Dessa forma, eles poderão desfrutar da festa da melhor forma possível, chegando ao último dia sem prejuízos à saúde. E o mais importante de todas as dicas: se for dirigir, não beba”, orientou.

Marcel Vital
Agência Alagoas

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