Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
novos soldados

Notícias

Alagoas
Thiago Sampaio
Segundo Moisés Melo, operação conta com 118 veículos que vão levar água para 111 comunidades em estado de calamidade devido à seca

11 de Abril de 2019

Operação vai distribuir 3 milhões de litros de água por dia

Ação vai atender 37 municípios alagoanos, no Agreste e Sertão, beneficiando mais de 80 mil pessoas

Para suprir a necessidade de abastecimento de 37 municípios do Agreste e Sertão alagoanos em situação de emergência por causa da seca, a Defesa Civil Estadual lançou, na quarta-feira (10), a Operação Água é Vida, na sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas.

A operação conta com 118 caminhões levando aproximadamente três milhões de litros de água tratada por dia, beneficiando mais de 80 mil pessoas nas 111 comunidades que estão em estado de calamidade pública. “Essa operação tem o intuito de levar água potável e de qualidade, exclusivamente para consumo humano, para os nossos irmãos sertanejos que sofrem com a falta de água”, explicou o tenente-coronel Moisés Mello, coordenador da Defesa Civil Estadual.

A Operação Água é Vida surge como complemento à operações já existentes, como a Operação Carro Pipa, do Exército Brasileiro. A ação se estende até a chegada do inverno e retornará com a chegada do verão. A primeira etapa da operação recebe um investimento de R$ 5 milhões do Governo Federal, com a garantia de liberação de mais R$ 3 milhões do Governo do Estado, contingenciados para uso em estratégias de emergência.

Além disso, para evitar que haja desperdício e desvio de água, a ação recebe, pela primeira vez, o monitoramento via satélite dos carros-pipa, o que garante a chegada da água ao seu destino final. A empresa contratada para ser responsável pelo procedimento, o Consórcio TBK, tem experiência com o trabalho em outros estados brasileiros.

Segundo Moisés Melo, operação conta com 118 veículos que vão levar água para 111 comunidades em estado de calamidade devido à seca (Fotos: Thiago Sampaio)

O monitoramento via satélite tem caminhões cadastrados em uma “cerca virtual” que controla a chegada do automóvel aos cinco pontos de captação de água, entre eles, o Canal do Sertão e o Rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar. O sistema também calcula a rota e o tempo correto para a chegada do caminhão no seu local de destino. A confirmação é realizada através de cartões magnéticos que serão passados em maquinários instalados nos próprios caminhões. O município é responsável por indicar uma pessoa para ser responsável pelo cartão, que confirma a chegada da água na comunidade.

A operação conta com o alvará da Vigilância Sanitária e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que analisou documentos e laudos dos veículos e funcionários empregados. Caso seja identificado algum problema pela população ou pelos fiscais da Defesa Civil Municipal, é necessário entrar em contato com o órgão através do número: 3315-2843.

Os municípios beneficiados pela Operação Água é Vida são Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Traipu.

Dayris Carvalho

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5