Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
HIV

Notícias

Cidade
Arquivo
Forças policiais garantem policiamento durante as prévias carnavalescas

06 de Fevereiro de 2020

SSP fará policiamento integrado nas prévias carnavalescas

Policiais civis, militares e bombeiros atuarão durante eventos que marcam início do carnaval na capital

O mês de fevereiro é sinônimo de carnaval. Maceió é reconhecida por suas prévias carnavalescas e atrairá milhares de foliões à orla. Para garantir a tranquilidade de todos que forem prestigiar os blocos e agremiações, a Segurança Pública de Alagoas elaborou um planejamento integrado para todos os dias de evento.

A folia terá início no próximo dia 08, com o Bloco Caveira, que desfilará pela Orla de Pajuçara e Ponta Verde, a partir das 13h. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participará das ações integradas e ficará responsável pelas interdições dos trechos ao redor das Avenidas Dom Antônio Brandão e Silvio Viana. Agentes do programa Ronda no bairro estarão distribuídos nas ruas paralelas e transversais do evento realizando patrulhando a região.

Militares da Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Trânsito (BPTran) e do 1º Batalhão estarão distribuídos ao longo do desfile. O Corpo de Bombeiros empregará unidades de atendimento em solo e no mar, além de realizar patrulhamento na faixa de areia. A Polícia Civil também terá emprego de agentes da Oplit e Asfixia. Por fim, o Grupamento Aéreo dará apoio às equipes que estarão empregadas na ação.

Jaraguá Folia

Com mais de 40 blocos desfilando pelas ruas do bairro histórico do Jaraguá, a prévia que acontece no dia 14 também terá policiamento das forças de segurança. Como nos demais dias, a SMTT estará presente realizando a interdição dos trechos entre a Avenida da Paz e Industrial Cícero Toledo, bem como ruas nas paralelas e transversais ao percurso dos blocos.

A Polícia Militar empregará policiamento a pé e motorizado, com equipes do Bope, RP, RPMon, ROCAM, 1º Batalhão e BPTran. O Corpo de Bombeiros terá equipes para atendimento de resgate e outras ocorrências que possam ocorrer na folia. O Grupamento Aéreo empregará a aeronave que realiza voos noturnos, para patrulhar toda a região. Já a Polícia Civil terá equipes da Oplit e Asfixia, além da Delegacia Móvel.

Sábado Maior

Como tradicionalmente acontece todos os anos, os clarins soarão logo cedo anunciando o Pinto da Madrugada e os demais blocos que desfilarão entre a Orla de Pajuçara e Ponta Verde. Ficará a cargo da SMTT a interdição das ruas ao redor da folia, bem como a orientação de motoristas sobre o trânsito na região.

O Ronda no Bairro será empregado nas ruas paralelas e transversais da Orla, realizando patrulhamento em pontos de ônibus e outros trechos. Haverá também emprego de policiais militares a pé ao longo do trajeto dos blocos, assim como nas redondezas. Além disso, equipes do BPTran, Bope, Radiopatrulha, ROCAM e 1º Batalhão, realizarão o policiamento no evento. Haverá ainda emprego do ônibus da Polícia Militar, que dará suporte aos militares que participarão da ação.

O Corpo de Bombeiros terá equipes de resgate e salvamento e também fará patrulhamento na faixa de areia, orientando banhistas e foliões. Haverá também emprego de agentes da Oplit e Asfixia, da Polícia Civil, além do Grupamento Aéreo.

Banho de Mar à Fantasia

No domingo (16) será a vez do Bloco Vulcão, da Polícia Militar, e o Turma da Rolinha desfilarem pela Orla, encerrando as prévias carnavalescas de Maceió. A SMTT fará a interdição das Avenidas Dom Antônio Brandão e Silvio Viana, além das ruas que dão acesso ao evento.

O policiamento contará com equipes da RPMon, Radiopatrulha, Bope, ROCAM, 1º Batalhão e BPTran, além de policiamento a pé ao longo do evento. Nas ruas que dão acesso à Orla, o Ronda no Bairro fará o policiamento de proximidade.

Também haverá emprego de militares do Corpo de Bombeiros, realizando patrulhamento, resgate e guarda-vidas. As equipes da Oplit e Asfixia, da Polícia Civil, e o Grupamento Aéreo também incrementam o policiamento na região.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, destaca a importância da participação das forças de segurança nas prévias de carnaval, por serem eventos que impulsionam o turismo e o comércio.

“Nossa missão é garantir que os eventos transcorram em tranquilidade, assim como tem ocorrido todos os anos. Traçamos um planejamento integrado, demonstrando que a união de esforços é fundamental para o combate à violência”, disse.

Texto de Vanessa Siqueira
Agencia Alagoas

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5