Antônio

Se "mim" deixam falar

"Rádio. Ah, o rádio! O rádio é a maior oportunidade perdida de melhorar o mundo. Perdida porque são muito poucos aqueles que entendem e sentem o poder que esse veículo tem. Poder de transferir o arrepio. O rádio foi feito para alegrar, dar entretenimento, orientar e ajudar.Tudo ao mesmo tempo, com sabedoria e ciência. Então, o rádio é o grande amigo. Sua irmã mais nova, a televisão também não foi inventada pra isso não, esse lixo que tem ai. Eles ficam dividindo a audiência. Eu tive oito pontos, ele teve 10. E as pessoas que não assistem nada e não ouvem nada pela baixa qualidade das coisas?" (Hélio Ribeiro)

Lembrei desse desabafo para comentar o baixo nível dos meios de comunicação e a influência que eles têm na formação das pessoas, sobretudo nas crianças e nos jovens.

Outro dia uma criança, de uns quatro ou cinco anos, dançava e cantava uma música, Lapada na Rachada, do Saia Rodada.

É uma dessas excrescências que tocam o dia inteiro nas emissoras de rádio e que lotam estádios e casas de shows.

Todo mundo estava achando bonitinho a criancinha ali, dançando, repetindo os gestos obscenos da cantora e a letra chula da tal música. Possivelmente, quando essa criança tiver uns 14 anos e estiver levando a “Lapada na Rachada”, seus pais vão se perguntar onde é que erraram.

Com o advento da FM em pleno governo revolucionário, foi imposta a cultura da mediocridade, ou seja, temas vulgares, que não sugerissem idéias políticas avançadas. A decadência culminou com as músicas de duplo sentido e harmonias pobres do axé e foi se espalhando com os grupos de forró, lambada, calipso e outros, cujos nomes são um reflexo do conteúdo: Calcinha Preta, Banda Calypso, Mastruz com Leite, É o Tchan, Meninas Perdidas, Bruna Surfistinha, Desejos de Menina, Aviões do Forro e outras aberrações que fazem a cabeça da garotada.

Esse é o rádio e a televisão que as pessoas assistem. Disputam a audiência do maior número possível de imbecis, com apresentadores medíocres, para demonstrar para outro grupo de idiotas, conhecidos como “publicitários”, que seus meios de comunicação são os melhores para vender seus produtos.

O rádio e a televisão não são apenas formadores de opinião. Eles estruturam o caráter e o comportamento das pessoas, pessoas que não lêem, não estudam e não raciocinam porque não foram estimuladas para isso.

São esses cidadãos, formados por essa produção cultural, que vão eleger os nossos futuros governantes. Por essas e por outras, o rádio é a maior oportunidade perdida de melhorar o mundo. E ninguém faz nada.

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