Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
MARAGOGI

Notícias

Violência
Ascom Policia Civil AL
Policiais em ação colocam a Segurança Pública de Alagoas em vantagem contra o crime organizado. O Estado zerou roubos a bancos, do início do ano para cá, final de outubro de 2020

26 de Outubro de 2020

Segurança Pública zera roubos a bancos em 2020

Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da SSP, roubos a casa comercial e a lotéricas também estão em queda

As forças de segurança de Alagoas, sob o comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), vêm coibindo a atuação e prendendo integrantes de diversas organizações criminosas no estado. O resultado desse trabalho integrado se reflete em números de redução de diversas modalidades criminosas. De janeiro a setembro deste ano, não houve registro de roubos a banco; roubos a casas lotéricas e casas comerciais também estão em queda.

Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da SSP, no ano de 2019 o número de roubos a banco também foi baixo, com o registro de apenas quatro ocorrências. Isto é reflexo do trabalho de Inteligência e de integração entre as polícias, que nos últimos anos desarticulou grandes organizações criminosas que atuavam de forma violenta nas cidades alagoanas e também em outros estados do país, causando grande prejuízo e insegurança à população.

Outras duas modalidades de Crimes Contra o Patrimônio (CVP) que tiveram queda em 2020 foram roubos a casa comercial e a lotéricas.

Dados do NEAC apontam que as investidas criminosas contra estabelecimentos comerciais teve uma queda de 51% este ano, com o registro de 138 ocorrências. Já em 2019 o período de janeiro a setembro havia totalizado 281 casos.

Os roubos a lotéricas diminuíram 50% este ano, até setembro, com apenas um registro em todo o estado. No ano passado, o mesmo período contabilizou dois roubos.

Para o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, os resultados de redução a Crimes Contra o Patrimônio demonstram que a política de integração entre as forças de segurança tem sido fundamental para detectar a atuação criminosa em Alagoas, traçar a estratégia adequada e assim conseguir evitar que tais crimes ocorram.

“Nos últimos anos conseguimos desarticular quadrilhas especializadas em roubos a banco e mostramos que em Alagoas o crime organizado não irá se sobrepor ao Estado. Também com um trabalho de Inteligência muito forte e a atuação da Polícia Militar e Civil conseguimos reduzir os roubos a estabelecimentos comerciais e casas lotéricas. Agradeço ao empenho de todos os policiais, pois estes resultados demonstram a qualidade do trabalho técnico realizado em Alagoas”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, destacou a importância dos investimentos do Governo do Estado para garantir boas condições de trabalho às polícias, o que também contribui para o resultado final.

“Estes índices são resultado do nosso trabalho diuturno e também do compromisso do Governo de Alagoas em melhorar as condições de trabalho dos policiais, com novas viaturas e equipamentos”, completou.

Já o delegado-Geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, destacou a atuação dos integrantes da Polícia Civil e das demais forças de segurança de Alagoas “pela abnegação, compromisso e dedicação, requisitos fundamentais para alcançarmos tais resultados, aliados ao processo de integração entre todos os órgãos quem compõem a Secretaria de Segurança Pública, coordenados pelo secretário Lima Júnior”, disse.

OUTRA BOA NOTÍCIA

Segurança Pública também registrou diminuição em roubos de veículos e de pedestres

Texto de Vinícius Teodósio/Ascom SSP

Os crimes de roubo de veículos, de motocicleta e a transeuntes apresentaram quedas significativas entre janeiro e setembro deste ano em todo o estado, segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Sendo um dos crimes que mais amedronta os proprietários de veículos, os roubos de automóveis caíram 25%, se compararmos os dados de janeiro a setembro de 2019 com o mesmo período de 2020. Até o momento, foram contabilizados 258 roubos em todo o estado, já no ano passado até setembro foram contabilizados 344 roubos.

Dentre os dados apresentados, o que aponta maior redução é o roubo de motocicletas, que caiu 40%. Para efeitos de comparação, de janeiro a setembro de 2020, o Neac contabilizou 816 ocorrências, já no mesmo período do ano passado, 1366 motos foram roubadas em Alagoas.

Ainda de acordo com o Núcleo de Estatística, de janeiro a setembro de 2019, foram registrados 6562 roubos a transeunte e no mesmo período deste ano, 4338 ocorrências foram contabilizadas, o que apontam para uma queda de 34%.

A receita para alcançar esses números e essa redução, é o forte trabalho de integração entre as forças da Segurança, garantindo maior efetividade e resultados nas ações, como garante o secretário da pasta, Lima Júnior.

“A política de integração das forças de Segurança é o ponto chave que garante o sucesso da redução da criminalidade em nosso estado, assim como o forte investimento realizado pelo Governo de Alagoas, elevando a qualidade do nosso trabalho e assim, levando mais segurança para os alagoanos, que agora, passam a sentir mais seguros ao utilizar seu próprio carro, moto ou até mesmo circular a pé pelas cidades”, disse o secretário.

Texto de Vanessa Siqueira
Ascom Polícia Civil

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5