Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
TURISMO

Notícias

Política
Gaspar e JHC disputam segundo turno em Maceió

16 de Novembro de 2020

Alfredo e JHC disputam 2º turno em Maceió

Com pouco mais de mil votos de diferença, os dois decidem a eleição no dia 29 de novembro

A disputa pela prefeitura de Maceió, nas eleições deste ano, ficou para o segundo turno, no dia 29 de novembro. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno, disputado no último domingo, foram: Alfredo Gaspar (MDB), que conquistou 110.234 votos (28,87%); e JHC (PSB), que teve 109.053 votos (28,56%).

O terceiro colocado foi o candidato Davi Davino Filho (PP), que obteve 25,5% dos votos válidos. O candidato Josan Leite (Patriota) ficou na quarta colocação, com 6,27%; e Valéria Correia (PSol) foi a quinta colocada, com 3,55%. O ex-prefeito Cícero Almeida (DC) foi o sexto colocado, com 2,59%; e na sétima colocação Ricardo Barbosa (PT), com 2,33%.

A candidata Lenilda Luna (UP) ficou na oitava colocação, com 1,28%; o candidato Cícero Filho (PCdoB) aparece na nona colocação, com 0,90%; e o ex-prefeito Corintho Campelo, que disputou o pleito pelo PMN, foi o último colocado, com apenas 0,13% dos votos válidos.

A eleição em Maceió teve também 41.261 votos nulos (9,29%) e 21.001 votos brancos (4,73%). O número de abstenções ainda não foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, apenas os quatro candidatos mais votados conseguiram superar o número de votos nulos e brancos.

CAMPANHA DOS SONHOS

O candidato Alfredo Gaspar votou pela manhã, no antigo Colégio Guido, no bairro do Farol, acompanhado por familiares, além de seus dois principais cabos eleitorais: o governador Renan Filho (MDB) e o prefeito Rui Palmeira (sem partido). Antes de votar, Gaspar deu entrevista à imprensa, disse que estava confiante na vitória e que não tinha preferência de adversário para disputar o segundo turno.

“Fiz a campanha dos meus sonhos”, afirmou Alfredo Gaspar que tem 50 anos, é formado em direito e pós-graduado em direito público. Ele foi promotor de Justiça por quase 25 anos, procurador-geral de Justiça e secretário estadual da Segurança Pública. Tem como candidato a vice-prefeito Tácio Melo (Podemos), de 40 anos.

Já o candidato JHC votou no Colégio Anchieta, no final da manhã, acompanhado da noiva e assessores. Ele demonstrou confiança e disse que no segundo turno vai precisar do apoio dos partidos de oposição. Disse também ter feito uma campanha limpa e propositiva, mas voltou a criticar os outros dois adversários que disputaram com ele, voto a voto, uma vaga no segundo turno. “Não escolho adversário, porque não há diferença entre eles, são todos farinha do mesmo saco”, afirmou.

Quanto à possibilidade de êxito no segundo turno, JHC disse que sua expectativa é muito positiva e vai continuar fazendo uma campanha propositiva, apresentando projetos e soluções para os graves problemas de Maceió.

“Fizemos uma campanha limpa, transparente, trouxemos novas idéias e soluções, fizemos o debate da democracia. Tudo o que falamos, nós defendemos durante toda a nossa campanha. Esse compromisso continua, até a vitória nas urnas”, afirmou JHC, que tem 33 anos, foi deputado estadual e é deputado federal.

Advogado, especialista em direito digital e mestrando em gestão pública, JHC foi eleito em 2014 como o deputado federal mais votado de Alagoas. Nas eleições gerais de 2018, foi candidato à reeleição, sendo o deputado federal mais bem votado do Brasil, proporcionalmente. Seu candidato vice-prefeito é o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), de 71 anos.

PLANOS DE GOVERNO

O candidato Alfredo Gaspar tem um plano de governo baseado em cinco pilares para o desenvolvimento de Maceió. São propostas que vão desde a implementação de políticas públicas e ações com foco na qualidade de vida, no conceito de cidade sustentável, atuando para reduzir as desigualdades sociais e o combate ao desemprego.

Na área da saúde o candidato do MDB propõe a criação do Programa Saúde Digital e o fortalecimento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Na área de educação, ele quer transformar as escolas municipais em escolas em tempo integral e aumentar o número de creches. Na segurança pública, pretende integrar a Guarda Municipal com o Ronda nos Bairros.

O candidato JHC baseia seu plano de governo em diretrizes, dimensões e propostas para se alcançar o bem-estar da população, a inclusão social, a eficiência e a inovação no serviço público, além de ações capazes de promover o desenvolvimento socioambiental e econômico de Maceió.

O candidato do PSB quer fazer uma administração descentralizada e desburocratizada. Além da melhoria da qualidade do serviço público, com a valorização dos servidores, a implementação de novas formas de inovação governamental e eficiência no gasto público.

JHC disse ainda que vai trabalhar para a redução da vulnerabilidade social, a geração de emprego e renda; promoção da eficiência e qualidade nos serviços de transporte público; melhoria da qualidade e do acesso aos serviços de saúde e de educação e valorização da cultura.

VEJA O RESULTADO DAS URNAS NO PRIMEIRO TURNO PARA PREFEITO DE MACEIÓ:

01) Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB): 28,87%

02) JHC (PSB): 28,56%

03) Davi Davino Filho (Progressistas): 25,5%

04) Josan Leite (Patriota): 6,27%

05) Valéria Correia (PSOL): 3,55%

06) Cícero Almeida (DC): 2,59%

07) Ricardo Barbosa (PT): 2,33%

08) Lenilda Luna (UP): 1,28%

09) Cícero Filho (PCdoB): 0,90%

10) Corintho Campelo (PMN) 0,13%

Por Ricardo Rodrigues
Especial para O Dia

Galeria de imagens

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5