Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
JÁ

Notícias

Efemérides
Robyn Beck/AFP
Chick Corea se apresenta no Grammy em 2020

16 de Fevereiro de 2021

Músico Chick Corea morre, aos 79 anos

Pianista de jazz com mais de 50 anos de carreira e ganhador de 23 prêmios Grammy morreu na terça-feira por causa de um câncer raro

O pianista de jazz Chick Corea morreu aos 79 anos na última terça-feira (9/2) por causa de uma forma rara de câncer. A notícia foi divulgada na quinta-feira passada (11/02), na página do músico no Facebook.

De acordo com o comunicado, a doença foi diagnosticada "muito recentemente".

Na publicação, Corea deixou uma mensagem para os fãs, amigos e família.

"Quero agradecer a todos que ao longo de minha jornada ajudaram a manter as chamas da música queimando forte. Tenho a esperança de que aqueles que têm uma inclinação para tocar, escrever, se apresentar ou algo do tipo o façam. Se não por vocês mesmos, pelo resto de nós. Não é apenas que o mundo precisa de mais artistas, mas também porque é muito divertido", afirmou o pianista.

"E para todos os meus amigos músicos maravilhosos que foram como uma família para mim desde que os conheço: Foi uma bênção e uma honra aprender com e ao tocar com todos vocês. Minha missão sempre foi a de trazer a alegria da criação a qualquer lugar que eu pudesse, e fazê-lo com todos os artistas que eu tanto admiro — esta foi a riqueza da minha vida."

Armando Anthony "Chick" Corea nasceu no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1941. Ganhador de 23 prêmios do Grammy e indicado mais de 60 vezes ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, ele se estabeleceu como um dos principais pianistas de jazz nos anos 1960.

Com o tempo, tocou com alguns dos maiores nomes do gênero, como Stan Getz e Herbie Mann. Ao se juntar à banda de Miles Davis, fez parte do nascimento do jazz fusion, que misturava o jazz com rock, funk e R&B.

Depois, formou grupos próprios, como o Return to Forever e a Chick Corea Elektric Band. Um de seus discos mais recentes, "Antidote", gravado com a Spanish Heart Band, ganhou o Grammy de melhor álbum de jazz latino em 2020.

Por G1

Comentários

Roberto Rivenlino do Nascimento e Silva

16 de Fevereiro de 2021

Uma leda do jazz, que se junta a outras no andar de liam. Como consolo, ficam as músicas e os solos desse genial instrumentista norte-americano Chick Corea.

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5