Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
LAGRIMAS

Notícias

Efemérides
Postal da Comunicativa/Arte Mago 1999
resto é publicidade, já dizia o escritor e jornalista inglês George Orwell

07 de Abril de 2021

O 'Dia do Jornalista' completa hoje 90 anos

Criada pela ABI, em 1931, data faz referência à morte de Libero Badaró, em 7 de abril de 1830

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de abril. Criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1931, a data completa 90 anos, neste 7 de abril de 2021. Uma efeméride histórica, que faz referência à morte do médico e jornalista Libero Badaró, assassinado em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830.

A data presta homenagem também ao trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

ORIGEM DA DATA

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

FRASES SOBRE JORNALISMO E JORNALISTA

"Mais do que transformar os fatos em notícias, você é responsável por perpetuar os acontecimentos na história."

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." (George Orwell)

"Você nos dá ouvidos. Você nos dá olhos. Você nos dá voz. E nós damos os parabéns!"

OUTRAS DATAS COMEMORATIVAS

DIA DO REPÓRTER: 16 DE FEVEREIRO

DIA DA IMPRFENSA: 01 DE JUNHO (ATÉ 1999, ERA 10 DE SETEMBRO)

DIA DA MÍDIA: 21 DE JUNHO

SAIBA MAIS SOBRE O DIA DA IMPRENSA

O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho.

A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.

Quando mencionamos "imprensa" estamos incluindo os jornais e revistas, rádio e televisão. Este meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem.

ORIGEM DA DATA

No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.

Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.

Este periódico iniciou suas publicações em 1808, mas era um jornal clandestino e começou a circular cerca de três meses antes.

Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e a Lei Ln.º 9.831, de 13 de setembro de 1999 definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.

QUARTO PODER

O poder de influência da imprensa é tão grande que muitos lhe chamam de "Quarto Poder" em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo.

Por isso, nas ditaduras, a primeira medida que o governo toma é controlar a imprensa através da censura ou do fechamento dos meios de comunicação.

Por outra parte, nas democracias, vive-se muitas vezes a auto-censura, e as vezes um jornal não publica determinada matéria porque pode prejudicar um grupo econômico ou político que pode se voltar contra o periódico.

FRASES SOBRE A IMPRENSA

"A forma mais fácil de dominar uma nação é a desinformação, ou informação manipulada, por isso quanto mais controle o governo tiver sobre a mídia, mais fácil atingir seus objetivos". Tamy Henrique Reis Gomes

"Não se pode falar em 'liberdade de expressão' de uma imprensa que divulga apenas fatos transitado e julgado, isso não é imprensa, é mural de informações". Janicelio

"Eficiência do poder público, transparência e liberdade de imprensa - especialmente de imprensa - são remédios para a construção de sociedades prósperas e de elevados padrões

éticos". Miral Pereira dos Santos

OUTRAS DATAS RELACIONADAS

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (3 DE MAIO)

Dia da Liberdade de Imprensa (7 DE JUNHO)

Dia do Telefonista (29 DE JUNHO)

Dia Interamericano das Relações Públicas (26 DE SETEMBRO).

Redação AA com agências

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5