Aylton

O Vira do Piranga

.: O Vira do Piranga
No feriado de sete de setembro tive a curiosidade (como ex- professor de História) de perguntar a umas vinte pessoas se sabiam cantar o Hino Nacional.
Ninguém passou no teste. Mais de 90% dos brasileiros estão na mesma situação. Também pudera, a letra é arcaica, ultrapassada, quilométrica, deitada eternamente em berço esplendido.
Está na hora de acordar, não é necessário mudar, basta simplificar.
É preciso acabar com este nacionalismo besta de não querer mexer numa coisa que pouquíssimas pessoas têm o privilégio da interpretação.

.: É doce?
Caminhando pela praia da Ponta Verde ouvi o seguinte diálogo entre uma turista e um vendedor de coco verde:
-Meu senhor, á água desse coco é doce?
-Não sei minha senhora, eu não estou dentro dele pra saber!
A mulher chateada saiu de fininho e eu prossegui minha caminhada e mais adiante vi o Alagoinha se deteriorando em total abandono. Teve um tempo em que o Sesc/Senac pretendia transformar aquele espaço em um restaurante/escola e poderia ir mais além: instalar um oceanário e um planetário. Seria mais uma atração turística numa cidade pobre de espaços culturais.
Não sei em que “pé” está. A direção da Federação do Comércio que manobra as duas instituições é muito fraca. Creio que se fosse a Federação das Indústrias que estivesse à frente do projeto o negócio já estaria funcionando. É só questão de dinamismo e querer fazer.

.: Publicidade
As multinacionais estão dominando o mercado publicitário brasileiro, principalmente o grupo inglês WPP e o francês Publicis. O pessoal vem com muita grana compra as melhores e as mais criativas agencias e tomam conta das grandes contas. O que não é nenhuma novidade, a propaganda é em si uma atividade totalmente capitalista. Quem tem mais pode mais, quem tem menos tem que correr atrás.

.: Os filhotes da ditadura
Tenho um amigo que está finalizando um livro sobre os” filhotes da ditadura” aqui de Alagoas, pessoas que durante o regime militar ocuparam altos cargos no governo como secretário de estado, diretores de autarquias, etc, etc.
A relação é enorme. Tive acesso a alguns nomes que hoje posam de democratas.
O que é mais interessante é que descobriu a face oculta do Teotônio Vilela, o pa,i que foi um dos primeiros a se engajar a favor do golpe militar – o “velho Teotônio” até juntou uma tropa para impedir a entrada de Julião, que comandava a Liga Camponesa em Pernambuco, nas terras alagoanas. Graças a Deus ele se recuperou e hoje faz parte da boa história escrita em nosso Estado. Um grande brasileiro.

.: A corrupção e o Lula
O ex-embaixador americano Thomas Shannon afirmou que no governo Lula a corrupção foi generalizada nos três poderes. Essa noticia é péssima para nosso ex-presidente que acaba de ser questionado pelo publicitário Marcos Valério, operador do Mensalão, por ele não fazer parte da lista de acusados quando foi o maior beneficiário do esquema. As mutretas no Brasil só vai diminuir quando duas coisas tiverem em desuso: O chamado “ainda cabe recurso” e o “pedido de vista do processo”.
Até lá seja o que Deus quiser. E os bons advogados também.

.: Falta de responsabilidade
Um grupo de jovens estudantes passou nesta semana por uma situação desagradável. Chegou às 4h da manhã no ponto para embarcar em dois ônibus rumo à Paraíba para participação dos Jogos Estudantis Brasileiros que estão sendo realizados naquele Estado. Por politiquice (ô secretário de esporte, que é que é isso?!) os ônibus foram desviados para transporte de fiéis à cidade de Juazeiro do Norte onde em romaria vão participar dos festejos em homenagem ao Padre Cícero.
O resultado é que os garotos, e seus pais, tiveram que esperar até depois do meio dia para que arranjassem transporte para seguirem viagem. Esperamos que mesmo com este contratempo conquistem algumas medalhas para honra e glória de Alagoas.

.: Respondendo aos e-mails
-Petrúcio H.V. pergunta se a duplicação da pista até a Barra de São Miguel já está pronta.
*Péu, francamente não sei. Tudo praquelas bandas é muito caro e faz muito tempo que não boto os pés por lá. O máximo que ainda vou é até o Bar do Renato, na Massagueira que ainda tem alguns pratos bons e baratos.
.-.-.-.-.

-Josias Q. C. – Estou tendo atritos com um diretor na empresa em que trabalho. O que é que eu faço?
*Josias, procure o máximo possível acabar com as desavenças. Veja se entra num acordo e cada um cuida de si. Não faça como eu que uns três anos atrás foi sacaneado por um despreparado e não tive dúvidas, chamei ele de CACHORRO, em alto e bom som. Depois me arrependi.
Por ter ofendido a raça canina.
.-.-.-.-.

Carlos T. B- e o estaleiro sai ou não sai?
*Tebê, esse é um negócio difícil, complicado e que envolve picuinhas políticas.
Mas não se preocupe, o Estaleiro deve estar pronto antes que o homem pouse nos anéis de Saturno ou nas montanhas de Netuno.
Resumindo: quando a galinha criar dentes.

Este Blog é independente, todo conteúdo é de responsabilidade do seu idealizador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *