Reinaldo

Crise econômica em miúdos

MAROLAS,PIROTECNIAS: DE BOCAS ABERTAS, TIGRES ASIÁTICOS COMEÇAM A ENGOLIR O MUNDO

As variações para cima do dólar são pontuais, escaramuças do euro ensombreiam o ambiente econômico,tentam ocultar a crise mas não mudam o parorama caótico espalhado pelos países de domínio do capitalismo. Todo esse movimento pode ser atribuído à especulação, que opera justamente em meio ao caos.

A brusca compra de dólares em baixa, eleva seu preço cambial,patrocinando as altas repentinas: quem comprou em baixa logo fatura milhões em poucas horas, e a ciranda financeira funciona a todo vapor, fazendo com que o capitalismo sobreviva para gáudio dos seus entusiastas,os donos do poder aqui e alhures.

Quem está assistindo a tudo isso de camarote são os chamados tigres asiáticos, representados pelos países e territórios da Ásia como a Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan(República da China), Hong Kong( sede administrativa do governo da China Popular).

DE CAMAROTE

Durante as décadas de 70 e 90 os tigres asiáticos obtiveram excelentes taxas de crescimento econômico, investiram massiçamente em educação e tecnologias agregadas, expandiram seus mercados, exportaram adoidamente com uma mão-de-obra disciplinada. Resultado: tornaram o mundo capitalistas seu dependente,passando a dar as cartas no mercado.

Hoje, hoje, assistindo de camarote a bancarrota da economia mundial, seus teóricos já preparam novos manuais no lugar daqueles da Escola de Chicago e até nos sites de comercialização dos produtos derivados de suas tecnologias colocam nas vitrines seus interlocutores para isso e aquilo outro.São os ventrílocos de um novo tempo na economia globalizada. Ainda não estão vendendo ideologia como tentou fazer Mao Tsé Tung. Mas,por trás de cada produto,um modo de ser diferente: um modo de vida que nada tem a ver com o ocidente – bem humorado sem ser relaxado.

SEM RESISTÊNCIA

Tudo isso ocorre num período histórico em que o nacionalismo, único elemento político histórico capaz de conter a fome política avassaladora dos tigres asiáticos, está aparentemente morto: sem ele,a porta de entrada para qualquer tipo de produto com embalagem ideológica está completamente aberta, como é o caso brasileiro.

Este Blog é independente, todo conteúdo é de responsabilidade do seu idealizador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *