Walter
Publicitário, pobrecitário e publicituto
Elejo como público-alvo desse artigo os aspirantes, estudantes e formandos em publicidade, com o intuito de contribuir para que eles não incorram nos erros, vícios e condutas equivocadas que vêm descaracterizando o negócio da propaganda.
Antes de chegar ao objetivo principal do artigo, vamos discorrer um pouco sobre os mitos que se formaram em torno da profissão. A publicidade não é uma atividade de glamour como se dissemina por aí. O mercado publicitário local é muito restrito e a remuneração dos profissionais não tem lá esses atrativos. Alagoas já produz publicidade de qualidade. Mas o boom publicitário ainda não desembarcou na Terra dos Marechais. A verba publicitária – a convencionada e a emergente – é disputada por poucas agências, incluindo-se aí as agências imigrantes, que se nutrem de belas fatias do bolo, mas, como não têm estrutura operacional local, não utilizam a nossa mão-de-obra especializada.
A demanda de novos profissionais, oriundos das faculdades, cresceu. E a capacidade de absorção desses profissionais pelas agências estacionou. E está longe o dia em que os departamentos de marketing das empresas vão abrir espaço para eles.
Eu costumo dizer que existem publicitários, pobrecitário e publicituto. Esse é o objetivo principal supracitado.
O publicitário é um profissional nutrido de “n” referências culturais. Discute Patativa do Assaré com o mesmo nível de conhecimento que tem de Rimbaud. Explana sobre a obra das rendeiras do Pontal com a mesma desenvoltura que fala de Van Gogh. Cita Luiz Gonzaga com a mesma intimidade que tem com Paco de Lucia. Comenta Nise da Silveira com a mesma eloqüência que versa sobre Marquês de Sade. Conhecimento geral não faz mal a ninguém. E ser eclético é uma exigência da profissão.
Publicitário não é gênio, mas ser publicitário é genial. Como tem feeling e conhecimento mercadológico, o publicitário é capaz de ignorar o briefing do cliente e sair por outras tangentes, criando novas oportunidades e conceituações. Graça à sua sensibilidade, consegue renovar os velhos clichês, modificar hábitos e lançar novas ideias.
O publicitário sabe da importância do seu papel institucional. Faz publicidade para gerar resultados de venda e aumentar o market share de suas marcas. Consciente de sua identidade vocacional, sabe que não é artista. Aliás, quem diz que publicidade é arte faz propaganda enganosa. Publicidade – embora requeira inspiração – é técnica, pesquisa, estratégia, planejamento
Mas a marca registrada do publicitário é e sempre será a criatividade. Porque, assim como a publicidade é alma do negócio, a criatividade é a alma da propaganda. Não existe propaganda eficaz fora desse contexto. Esse é o espírito da coisa.
O pobrecitário é aquele que ainda não se deu conta de que não é do ramo. Não tem poder de síntese, não sabe conceituar, não sabe criar à luz da semiologia. Mesmo assim continua a se enganar e a convencer, aos míopes em comunicação, que é do meio. Conhecer informática e dominar as ferramentas do design apenas não são pré-requisitos para se exercer a atividade. Escrever bem, dominar a flor do Lácio, tão-somente, não significa estar preparado para a profissão. Muitos dariam excelentes engenheiros, competentes arquitetos e renomados literários (Drumond também foi aprendiz de feiticeiro, mas, sentindo-se um estranho no ninho, desistiu, deixando o ofício para nós, poetas menores que somos).
O pobrecitário é excessivamente vaidoso. Quando faz algo palatável, pseudo-artista que é, pensa logo que criou a Mona Lisa. Como não é criativo, o indivíduo “chupa” uma idéia e, meio sem graça, parodiando Lavoisier, ainda argumenta: ”Em publicidade, nada se cria, tudo se copia.”. É fundamental convencionar-se que criatividade não advém das técnicas acadêmicas. Não se aprende em laboratórios. É uma questão de vocação.
O publicituto – o mercenário da profissão – é desprovido de discernimento. Não tem ética. O cliente encomenda uma solução para um singelo problema de comunicação. Sem escrúpulos – e sem piedade -, o publicituto sugere uma campanha grandiosa, endinheirada, quando bastaria uma simples ação on-line como, por exemplo, um e-mail marketing para solucionar o problema, por um valor relativamente mais inferior.
Atingir o público-alvo, para o publicituto, é sair por aí dando tiro no escuro e tiro de canhão em tudo que é consumidor. Em seu glossário, não existem as expressões propaganda dirigida e otimização de verba. A palavra de ordem é pulverizar. Se a verba é governamental, aí é que não existe lisura mesmo. Afinal, criar não é preciso, o necessário é faturar.
O publicituto, indiferente à moralização da atividade publicitária, muitas vezes até avaliza a propaganda abusiva e enganosa, contrariando as normas-padrão e os preceitos éticos das entidades envolvidas com o setor, como o Conar, a Fenapro, a Abap e o Cenp, entre outras. Quando é da sua conveniência, ele negocia até 99% de desconto nas concorrências públicas e disponibiliza humilhantemente a comissão de agência só para ganhar contas.
Portanto, caros aspirantes e formando em publicidade, no exercício da profissão, desçam do salto alto, desprezem a avareza, esqueçam o ego. Se faltar boas idéias, inspirem-se no apelo criativo do vendedor ambulante: “Olha a macaxeira!!! Me cheira, me cheira, me cheira!”.
Este Blog é independente, todo conteúdo é de responsabilidade do seu idealizador.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Nordeste revive onda de assaltos a bancos
Com média de um caso por dia, região já teve quase 40 ocorrências este ano
Tráfico é o 2º maior motivo de prisão de mulheres
Repressão contra as drogas provocou aumento da população carcerária feminina na América Latina
ASA joga melhor, mas Sport segura empate em Arapiraca
ASA perdeu o primeiro ponto dentro de casa e segue mal na competição