Reinaldo

Aprovação de Código evidencia correlação de força

APROVAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL DERROTA GOVERNO E EVIDENCIA CORRELAÇÃO DE FORÇA ENTRE EXECUTIVO E CONGRESSO

A aprovação esta semana do novo código florestal do Brasil por ampla maioria de latifundiários,os donos dos chamados agronegócios, mais do que uma derrota do governo Dilma Russeff(PT) foi uma demonstração ostensiva da existência de uma correlação de forças políticas no congresso nacional absolutamente desfavorável ao governo.

Ou seja, a chamada “base aliada”, segundo a qual o PT,PMDB e outros ditos partidos de esquerda como o PSB não é nada mais do que uma grande balela.

NO MATO SEM CACHORRO

É nessa linha que se consagra a velha assertiva de que a presidente Dilma está no mato sem cachorro. O governo dela tende a ser, durante toda a sua gestão, refém desse congresso. Mas com o qual tentará conviver dentro dos parâmetros suportáveis de negociações políticas fisiológicas, embora essa não seja a orientação política da presidenta.

Durante, toda gestão Luiz Ignácio Lula da Silva os latifundiários, proprietários de mais de dois terços das terras agricultáveis do país foram tratados a pão de ló: financiamentos e mais financiamentos porque o governo colocou como premissa para a manutenção de suas contas externas equilibradas a produção de superavits primários com condição sine-qua non.

Não precisa ser professor de macroeconomia para se entender que a simples exportação de produtos primários não produz nenhum efeito sobre a mudança estrutural para melhor Na pauta de exportação de qualquer país. Ao contrário, a concentração da pauta de exportação em cima de produtos primários pode gerar um desequilíbrio entre a oferta e a procura no mercado interno,gerando, a longo prazo, um processo de realimentação da inflação – fato que se tem observado nos últimos cinco anos.

BRASIL SEM DISCURSO

A aprovação do novo Código Florestal coloca o Brasil na contramão da história. Obriga o país a ser alvo das mais duras críticas na Rio + 20, conferência da ONU a ser realizada este ano caso a presidente Dilma Russeff não vete alguns artigos cruciais como o que determina o fim das matas ciliares.

Quem assistiu,pela TV câmara, a sessão em que por ampla maioria a Câmara dos Deputados se lambusou ao impor uma fragorosa derrota no governo Dilma Russeff deve ter ficado enojado com o desprezo dos parlamentares latifundiários às questões ambientais fundamentais do Brasil.

Pelo andar da carruagem, não vai demorar muito e esses senhores vão incendiar de vez a Amazônia para ampliar sua pecuária.

O site da AALONG está fora do ar para reestruturação.

Este Blog é independente, todo conteúdo é de responsabilidade do seu idealizador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *