Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
ESCOLHAS

Notícias

Ciência & Tecnologia
AFP

08 de Julho de 2011

Atlantis parte hoje em sua última missão tripulada

O lançamento à Estação Espacial Internacional (ISS) está previsto para as 11h26 locais (12h26 de Brasília)

O ônibus espacial Atlantis deverá ser lançado para sua última missão tripulada nesta sexta-feira (8). A frota se aposenta, 50 anos após a Nasa colocar seu primeiro astronauta no espaço e a missão marcará o encerramento da era das naves espaciais americanas.

O lançamento à Estação Espacial Internacional (ISS) está previsto para as 11h26 locais (12h26 de Brasília), apesar de a agência espacial americana ter advertido que as condições meteorológicas turbulentas procedentes do Caribe deixam apenas 30% de possibilidades de ter boas condições de lançamento.

No caso de o voo não acontecer hoje, ainda há possobilidade para o lançamento tanto no sábado quanto no domingo. Se mesmo assim, a nave não decolar a próxima chance será somente no dia 16 de julho, já que a Força Aérea americana lança um satélite no dia 14 em uma base próxima. Segundo a Nasa, nesse caso, ainda é possível que haja uma negociação para que a prioridade seja dada ao Atlantis.

Missão marcará o encerramento da era das naves espaciais americanas. O Atlantis é o quarto ônibus espacial construído pelos Estados Unidos. Teve seu batismo espacial no dia 3 de outubro de 1985 e, ao regressar à Terra, terá realizado 33 voos; 14 deles à ISS, antes de ir para um museu.

Nesta sexta-feira, viajarão quatro astronautas americanos - contra sete normalmente - todos muito experientes, entre eles o piloto Chris Ferguseson, de 49 anos, e o copiloto Doug Hurley, de 44 anos.

Foram necessários 25 voos de ônibus espaciais desde 1998 para terminar o projeto da Estação, no qual participaram 16 países, entre eles os Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão e vários países europeus, e que custou 100 bilhões de dólares.

JB

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5