Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
EDUCAÇÃO

Notícias

Ciência & Tecnologia

27 de Outubro de 2011

Projeto prevê inclusão digital de 50 mil em AL

Lan houses cadastradas na iniciativa do Governo de Alagoas e do Sebrae recebem cartões em solenidade marcada para a próxima terça-feira (1)

Em Alagoas, as lan houses estão se transformando em centros de inclusão digital. A ação é parte de um projeto do Governo do Estado – por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) – e do Sebrae-AL que prevê a entrega de 50 mil cartões, equivalentes a 10 horas/aula de um curso básico de informática, a 120 lan houses cadastradas. A solenidade de entrega acontece na terça-feira (1), às 11h, no auditório do Palácio República dos Palmares.

Além dos cartões, serão entregues ainda kits com ficha de cadastro de alunos, banners, camisetas de monitores e cartas de orientações. Os cursos gratuitos são ministrados pelos monitores das lan houses capacitados pelo projeto. Os estabelecimentos participantes estão localizadas na região da grande Maceió e de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maragogi, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.

O objetivo é alfabetizar digitalmente 50 mil pessoas e aumentar em 50% o percentual de lan houses formalizadas – com consequente aumento de 30% no faturamento dessas empresas. A iniciativa recebeu investimento de R$ 2,5 milhões do Governo de Alagoas, por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), e de R$ 190 mil do Sebrae.

“O projeto é um referência por utilizar as lan houses como centros de inclusão digital. Notamos que, de certa forma, elas cumpriam esse papel por estarem presentes nas comunidades, mas nem sempre de uma maneira educativa. Como idealizador do projeto, sinto-me pessoalmente realizado com a entrega desses cartões”, ressaltou o diretor-presidente do Itec, Nelson Menezes.

O Sebrae de Alagoas gerenciou o projeto cumprindo o objetivo de elevar o nível de formalização e capacitação técnica e gerencial das lan houses. A ideia é contribuir para o fortalecimento do setor, que passará a atuar de forma mais estruturada, rentável e socialmete responsável por meio da diversificação de produtos e serviços para a comunidade local.

.: Conquistas

Iniciado em 2010, o projeto promoveu o mapeamento das lan houses no Estado, promoveu cursos nas áreas de gestão e associativismo para os empresários do setor, realizou cadastramento e curso básico de informática e apoiou a criação da Associação Alagoana de Centros de Inclusão Digital (AALCID). Além disso, também conseguiu fazer com que sete empresas alagoanas estivessem entre as 10 finalistas, entre um total de 600, no Desafio LAN Sebrae, realizado em Brasília.

O projeto ainda promoveu o I Encontro Alagoano de Lan Houses, com mais de 200 participantes. A relação dos estabelecimentos cadastrados está disponível pelo endereço eletrônico www.bloglanhouseal.com.br.

Agência Alagoas

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5