Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
DISQUE DENÚNCIA

Notícias

Ciência & Tecnologia
Valdir Rocha/Agência Alagoas
Coordenador do observatório explica que Marte é, provavelmente, o planeta que mais intriga

29 de Fevereiro de 2012

Observatório do Cepa promove observação de Marte

Atividade acontece no período de 1º a 3 março, no horário das 19h às 22h

As três primeiras noites do mês março irão ganhar um atrativo especial no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa). É que neste período haverá uma série de atividades destinadas para todos aqueles que desejam ver e aprender sobre Marte, o planeta vermelho. Para participar é preciso ir ao observatório a partir das 19h. A entrada é franca.

O coordenador do Observatório Astronômico do Cepa, Adriano Aubert Barros, destaca que Marte é, provavelmente, o planeta que mais intriga e convida à exploração. Ele revela que o astro é pequeno e possui apenas 6.876 km de diâmetro. “É pouco maior que metade do diâmetro da Terra. Seu dia possui 24h e 37m e é muito parecido com o nosso. Outra coincidência é a inclinação do eixo de rotação, que é de 23 graus e 59 minutos de arco, semelhante ao da Terra, o que faz com que possua estações como a da Terra”, diz o professor.

Ele descreve que o planeta vermelho está situado a cerca de 228 milhões de km do Sol e que ele leva, em média, 687 dias para completar uma órbita. “Como seu ano é quase duas vezes maior que o terrestre, só nos aproximamos dele a cada dois anos. Quando o Sol, a Terra e Marte, nessa ordem, ficam alinhados, dizemos que ocorre uma oposição. A última oposição aconteceu em 2010”, explica.

OAGLL

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Usina Ciência, e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal).

Ele funciona no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas, no Farol, em Maceió. Mais informações sobre o observatório podem ser conferidas no endereço eletrônico: http://oagll.blogspot.com.

Agência Alagoas

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5