Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
DISQUE DENÚNCIA

Notícias

Religião

05 de Janeiro de 2015

Jequiá da Praia inicia festejos em homenagem a São Sebastião

A programação religiosa e cultural começa nesta segunda (05) e segue até o dia 25 de janeiro

Começa nesta segunda-feira (05) as festividades em homenagem ao co-padroeiro de Jequiá da Praia, São Sebastião. A programação religiosa e cultural segue até o dia 25 de janeiro.

De hoje até o próximo dia 11 de janeiro, acontece a histórica peregrinação da imagem do co-padroeiro, São Sebastião, pelos povoados da Região Lagunar do município. De acordo com o calendário da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, organizado pelo padre Alex Oliveira, pároco do município, todos os dias a imagem do santo passará pelos povoados.

Nesta segunda-feira (5), os moradores do Algodoeiro serão contemplados com a visita. Já na terça-feira (6), será a vez do Povoado Grito; na quarta-feira (7), Paturais; na quinta-feira (8), Alagoinhas; quinta-feira (9), no Povoado Roçadinho; na sexta-feira (10), em Ponta e Pedras; e no sábado (11), a imagem sai de Ponta de Pedras em procissão até o centro de Jequiá da Praia, onde está localizada a igreja matriz.

Segundo o padre Alex Oliveira, durante o dia, a imagem de São Sebastião percorrerá as casas dos moradores. “São Sebastião percorrerá as residências abençoando a todos e convidando os fiéis para a missa que acontecerá a noite. Após a missa, serão realizados os tradicionais leilões com prendas doadas pelos moradores. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a igreja”, explicou o pároco de Jequiá da Praia.

No domingo, dia 11, a peregrinação será encerrada com uma grande caminhada saindo do Povoado Ponta de Pedra até a igreja Matriz, em Jequiá da Praia, trazendo a imagem de São Sebastião. As festividades retornam no dia 16 de janeiro, quando tem início a segunda parte da programação religiosa.

Para o Padre Alex, o evento é de grande importância para a comunidade e para a igreja, já que, apesar ser o co-padroeiro do município, a festa de São Sebastião é a maior festa religiosa do município.

“As festividades acontecem durante todo o mês de janeiro o mobiliza todo o município. As pessoas são muito devotas de São Sebastião. Muitas famílias que não moram mais em Jequiá da Praia voltam durante a festa para pagara promessas e visitar as famílias”, disse o padre.

Programação Cultural

Durante a semana de peregrinação, a Secretaria de Cultura e Eventos de Jequiá da Praia realiza uma programação cultural. A pós a missa e o leilão, bandas regionais irão se apresentar em todas as noites, em todos os povoados.

No dia 05, Daniel e Seus Teclados se apresenta no Povoado Algodoeiro; no dia 06, Gilson Moreno ne apresenta no Povoado Grito; no dia 07, os moradores do Povoado Alagoinhas terão a apresentação das bandas Só Improviso e Ailton Monteiro, no dia 08.

No dia 09, a banda Cocktail de Amor se apresentar no Povoado Roçadinho e, finalizando a programação, no dia 10, as bandas João Trinta e Damião e Banda se apresentam no Povoado Ponta de Pedra.

O Secretário de Cultura e Eventos, Ricardo Curvello, destaca a participação e o envolvimento dos moradores de Jequiá da Praia nas festividades. "A festa acontece há anos e a comunidade se envolve, participando das missas, leilões e da programação cultural, organizada pela prefeitura. É uma festa que mobiliza todo o município e tem o apoio integral da prefeitura de Jequiá da Praia", disse o secretário.

A festa de São Sebastião é realizada pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, com apoio da Prefeitura Municipal.

Ascom/Jequiá da Praia

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5