Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
EDUCAÇÃO

Notícias

Religião
AP Photo/Gregorio Borgia
Em Via Crucis, Igreja pede perdão por abusos

03 de Abril de 2015

Em Via Crucis, Igreja pede perdão por abusos

Procissão foi comandada pelo papa Francisco no Coliseu de Roma

O papa Francisco comandou nesta sexta-feira (3) no Coliseu de Roma o tradicional rito da Via Crucis. Essa foi a terceira vez que Jorge Bergoglio realizou a celebração desde o início do seu Pontificado.

Desta vez, a procissão foi marcada por um pedido de desculpas da Igreja às vítimas de abuso sexual por parte do clero. "Tu nos incita a pedir humildemente perdão a todos aqueles que sofreram esses ultrajes e a rezar para que finalmente desperte a consciência de quem escureceu o céu na vida dessas pessoas", diz a meditação lida durante a 10ª estação do ritual.

Preparado pelo bispo emérito de Novara, Renato Corti, o trecho faz referência a uma passagem anterior, que menciona "situações tremendas" como a dos "garotos e adolescentes derrubados de si mesmos, feridos em sua intimidade e barbaramente profanados". Mas a homilia não se restringia às vítimas de pedofilia dentro da Igreja, e sim também às crianças afetadas pelo tráfico de seres humanos, que se tornam soldados ou que trabalham em condições de escravidão.

Na estação seguinte, a meditação questionou quando seria abolida a pena de morte, ainda adotada em vários países, e quando seriam encerradas todas as formas de tortura e "supressão violenta de pessoas inocentes".

No fim da procissão, Francisco fez um rápido discurso e lembrou dos "irmãos perseguidos, enforcados e crucificados" por causa de sua fé, uma clara referência ao atentado que deixou 148 mortos no Quênia.

Entre os indivíduos que levaram a cruz na celebração deste ano estiveram duas crianças brasileiras, Rafaela e Vitor, adotadas por um casal de italianos, Palma e Francesco Serra. Além deles, também participaram duas freiras iraquianas e pessoas provenientes de Síria, Nigéria, Egito e China. (ANSA)

Agência ANSA

Comentários

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5